Um conto de princesas dos tempos modernos

11-05-2011 12:27

 

A história do príncipe William e de Kate Middleton tem sido a eleita pelos meios de comunicação e adorada pelo público, não só, britânico, como um pouco por todo o mundo.

    O casal conheceu-se em Setembro de 2011 quando os dois entraram para a prestigiada Universidade de Saint Andrews, na Escócia, tendo William afirmado, na entrevista que ambos concederam em Novembro passado, após o anúncio do seu compromisso, que quando a viu “soube que havia algo de muito especial nela”. Enquanto o seu pai, Charles, levou Diana ao altar devido às constantes pressões familiares e obrigações reais, William e Kate vivem juntos há 10 anos, tendo a sua relação enfrentado já alguns obstáculos.

    Kate tem revelado uma forte personalidade, sendo considerada uma boa influência no príncipe, já que, aparentemente, foi ela a responsável por William continuar os estudos em História de Arte, quando este quis estudar Geografia. "Creio que é alguém em quem ele tem plena confiança", declarou Robert Jobson, autor de uma biografia do casal à AFP. "Deve ser um verdadeiro alívio para ele ter encontrado uma companheira com quem compartilhar sua vida privada e a vida pública também".

Esta relação parece, de igual modo, mais paciente e estimada do que a dos pais de William. O jovem filho de Diana revelou-se muito protector de Kate, dando-lhe o tempo necessário para ela compreender as suas obrigações como membro da monarquia inglesa.

    A amizade desabrocharia numa bela e improvável história de amor em 2003, começando a dividir uma casa em Saint Andrews, com outros estudantes, um ano depois. A relação acabaria por ser oficializada em Dezembro de 2006 pela presença de Kate e dos seus pais na cerimónia de formatura de William na academia militar de Sandhurst.

    Contudo, nem tudo correria bem e mesmo sem a presença de uma bruxa que fornecesse a Kate uma maçã envenenada, o palácio real acabaria por confirmar em Abril de 2007 o fim da sua relação com William, devido à carreira exigente do mesmo e, mais provável, pela publicação de fotografias onde este surgia rodeado de mulheres em festas com amigos pertencentes ao exército. William afirmou que se encontrava “num momento de descoberta” e Kate, apesar de infeliz declarou que isso a transformou “numa pessoa mais forte”.

   Mas afinal, a história ainda poderia ter um final feliz. Tornaram-se de novo um casal passados alguns meses, tendo o pedido oficial de casamento acontecido em Outubro passado, numa reserva do Quénia, onde William presenteou a noiva com a aliança da mãe, Diana. O príncipe terminara a sua formação em piloto de helicóptero de busca e resgate e o momento surgiu-lhes propício para ambos.

 Assim, no passado dia 29, a Abadia de Westminster, em Londres recebeu ilustres convidados como Sir Elton John, acompanhado de David Furnish, o casal Beckham e a família de Diana, sempre lembrada nos corações dos britânicos, para o, já considerado, casamento da década. Pontualidade britânica e protocolos não foram esquecidos, tendo a união de William e Kate sido acompanhada por milhões de espectadores. A cerimónia foi marcada pelo nervosismo de ambos e pela beleza de Kate que conquistou mais do que o coração do príncipe, quando desfilou pela nave da Abadia, num magnifico vestido de Sarah Burton, directora criativa da casa Alexander McQueen e com uma tiara oferecida pela própria rainha. Ao fim de 10 minutos estavam casados e após uma longa cerimónia religiosa os agora duques de Cambridge partiram rumo ao Palácio de Buckingham, com milhões de fiéis espectadores a acenarem-lhes pelas ruas ao longo de todo o trajecto.

    Após as fotos oficiais, surgiram à varanda para o beijo tão aguardado por todos, acompanhados pela família mais próxima. O jovem casal almoçou palácio, onde Charles ofereceu o jantar e Harry a “after-party” mais moderna que aí já decorreu.

   William e Kate não irão já de lua-de-mel, o comunicado foi feito pela casa real, que adiantou que o príncipe voltara ao trabalho como piloto para operações de resgate da Força Aérea já na segunda-feira.

  

Inês Madeira