Safari urbano

06-05-2011 08:56

 

As ricas paisagens africanas, com as suas cores, os seus cheiros e a sua fauna, fazem parte das aventuras indispensáveis deste Verão

 

 

 Todos os anos, os designers propõem cenários e viagens nos seus desfiles que traduzem as inspirações para as suas colecções. Cada uma das interpretações acaba por se relacionar com as suas próprias histórias e preocupações.

    Já há dois anos, Alexander McQueen começou a sua apresentação para o Verão 2009 com a projecção de um filme onde a Terra era protagonista. No palco, colocou réplicas de animais em vias de extinção, como elefantes girafas, zebras, leões e macacos a ladear as modelos que desfilavam com madeixas selvagens de cabelo coladas à cara.

    O designer explicou a relação do trabalho com as teorias de evolução do naturalista inglês, Charles Darwin, chamando a atenção para os problemas reais do Ambiente. As preocupações cada vez mais prementes de que a Terra precisa de ser salva tornaram as paisagens naturais em elementos mais importantes para os designers do mundo inteiro, que, por razoes sazonais ou de popularidade, acabam por recuperá-las de tempos a tempos, sendo que a próxima estação não é excepção!

    África e as roupas indicadas para os safaris fazem parte da história da moda em diferentes períodos. As colónias europeias nos mais variados países desse continente popularizam as cores do deserto, as djelabas ou mesmo os turbantes em ambientes mais urbanos. Se, em algumas estações, esta inspiração era dada pela profusão de estampados animais, outras mostram a tendência pelas cores escolhidas. Basta recordar a emblemática e célebre colecção Safari desenhada por Yves Saint Laurent de 1969, que espelhava bem as cores caqui misturadas com as formas dos casacos, para se tomara consciência da intemporalidade deste look.

    Para além das cores de areia e de especiarias que reinam esta estação, os trajes tradicionais do norte de África também estão presentes, com calças sahariennes a terem um papel de destaque. O formato balloné e um gancho muito descido adquirem um novo glamour nos renovados materiais. Malha de seda, chiffon e seda selvagem acrescentam sofisticação e tornam estas peças elementos urbanos a ter em conta para o novo destino de safari deste Verão: a cidade.

 

Inês Madeira