Novo dinossauro descoberto na Argentina

01-05-2011 11:23

 

            Uma nova espécie de dinossauro foi descoberta na Argentina, um país que se tem revelado um paraíso para os paleontólogos. A nova espécie, que foi baptizada como Leonerasaurus taquetransis, ajuda a esclarecer a origem dos herbívoros gigantes que viveram na Terra há 170 milhões de anos, segundo explicaram os paleontólogos.

    O dinossauro agora descoberto media três metros de comprimento e era “uma espécie muito primitiva, que existiu há 180 milhões de anos e que ajuda a compreender a revolução dos gigantes herbívoros que se deu logo a seguir”, segundo explicou o paleontólogo argentino Diego Pol, um dos co-autores do artigo que descreve a descoberta, na revista Plos One.

     “Encontrámos uma grande parte do esqueleto do Leonerasaurus taquetransis. Embora nos falte um pedaço do crânio e outro da cauda, temos a coluna vertebral completa, os ossos da bacia e das patas traseiras e dianteiras”, adiantou Diego Pol. O mesmo investigador sublinhou que esta nova espécie fornece “novos dados sobre a origem dos saurópodes herbívoros de pescoço comprido, que foram os maiores seres que já pisaram a Terra”.

     O Leonerasaurus taquetransis é anterior a esses herbívoros e aponta já para algumas características que esses vieram a desenvolver.

 

 

Inês Madeira