Palestras: "Segurança na escola"

25-05-2011 09:40

  

Nos dias 11 e 12 de Maio, realizaram-se na Escola Secundária Cacilhas-Tejo, duas palestras relativas ao tema “Segurança na Escola”.

A primeira palestra foi dirigida aos delegados, subdelegados e representantes das diversas turmas e realizou-se no auditório da ESCT, pelas 17h, na qual o grupo de Área de Projecto do 12ºA, constituído pela Catarina Mendonça, Filipe Pereira, Patrícia Pinto, Raquel Teixeira e Rodolfo Rodrigues, informou os presentes sobre como devem agir em caso de ocorrência de uma situação de emergência, bem como, sobre quem e quais as funções do Chefe de Fila e dos Alunos caso ocorra um incêndio, ou um sismo, ou outro tipo de catástrofe. Além disso, o grupo retratou também temas como: “o que é um Plano de Emergência”, para que serve, quais os seus objectivos e como deverá ser apresentado. Por último, também realçou algumas indicações relevantes face ao tema em questão. No final da sessão, o grupo distribuiu pelos presentes cartazes da Protecção Civil e panfletos que resumiam aquilo que foi dito. A respectiva sessão visava contar com a presença do Dr. António Godinho, mas por motivos alheios à vontade do grupo, o representante da Protecção Civil de Almada não pôde comparecer na respectiva sessão. Esta actividade contou com um total de 19 ouvintes que se mostraram sempre empenhados e atentos à informação transmitida pelo grupo, isto sendo visível pela quantidade considerável de questões colocadas pela plateia no final da sessão. Pelos comentários positivos, relativamente à organização em geral, e pela análise dos inquéritos distribuídos ao público, concluiu-se que a palestra foi bastante útil e clara.

A segunda palestra, direccionada aos funcionários, realizou-se na sala B03, em duas mini sessões, uma iniciada às 15:30h e a outra pelas 16h. Nestas duas sessões, o grupo abordou novamente o tema “Segurança na Escola”, falando abertamente sobre as várias missões que cada funcionário deverá executar em caso de emergência, no seu posto de trabalho. Por sua vez, também abordou outros temas, como: “o que é um Plano de Emergência”, para que serve, quais os seus objectivos e como deverá ser apresentado. No final de ambas as sessões, os elementos do grupo distribuíram pelos presentes folhetos, que resumiam o que foi exposto, relativamente às missões dos funcionários. Pelos comentários positivos, relativamente à organização em geral e pela análise dos inquéritos distribuídos ao público, constatou-se que as duas sessões foram bastante produtivas e necessárias para os presentes.

“A segurança de todos passa por cada um de nós”.

 

 

O grupo de Área de Projecto do 12º ano: Catarina Mendonça, Filipe Pereira, Patrícia Pinto, Raquel Teixeira e Rodolfo Rodrigues

Assim, pode-se concluir que ambas as actividades tiveram um forte impacto na comunidade escolar, preparando-a da melhor forma possível, para saber como agir, em caso de ocorrência de uma situação perigosa (sismo ou incêndio). E nunca se esqueçam do famoso slogan, que esteve sempre presente ao longo destas duas actividades: