Jon Bon Jovi responsabiliza Steve Jobs pela morte da indústria da música

01-05-2011 11:20

 

O líder dos Bon Jovi lamentou, em entrevista ao The Sunday Times, que os valores e ideais, antigamente, defendidos pela música estejam a ser perdidos em prol de programas virtuais como o iTunes, da Apple.

     Na entrevista, o vocalista da banda, criticou a fera da informática: Steve Jobs, o rosto responsável por empresas de sucesso mundial, como a Apple e a Pixar. O cantor afirmou que “Os miúdos hoje perderam completamente a experiência de colocar os auscultadores, pôr o volume no máximo, fechar os olhos e perder-se num álbum. E também perderam a beleza de pegar no dinheiro da mesada e decidir comprar [um disco] baseado na capa, sem saber ao que o disco soa, só a partir de umas imagens e da sua imaginação”.

    Bon Jovi, saudoso dos tempos dourados e febris do rock n’roll, declarou ainda que a perda de uma “época mágica” levará a que daqui a alguns anos as pessoas se comecem a aperceber do erro que a geração actual está a cometer: “Detesto parecer um velhote a falar, mas ouçam o que eu vos digo, uma geração depois da nossa, as pessoas vão dizer: 'Mas o que é que aconteceu?'. O Steve Jobs é o responsável por matar o negócio da música”, concluiu o músico.

    Ainda assim, parece que estamos cada vez mais longe de abdicar dos meios informáticos para obtermos os itens discriminados que procurámos e, mesmo que isso implique a dissecação de um álbum, pela compra de uma só música e que conduza ao desaparecimento dos CDs, não parece que essa seja uma preocupação prioritária para a geração actual.

     O criador do iPad, iPod e iPhone ainda não teceu comentários sobre as recentes declarações de Jon Bon Jovi.

     Os Bon Jovi actuam no Parque da Bela Vista, em Lisboa, a 31 de Julho.

 

 

Inês Madeira