Palestra sobre Hemoglobinopatias (talassémia e drepanocitose)

23-04-2011 11:42

 

Decorreu no passado dia 2 de Março uma palestra promovida pela Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias (APPDH), no centro de recursos da Escola Secundária Cacilhas - Tejo.

Tal evento começou por volta das 15 horas, tendo sido presenteado pelos alunos das turmas de Biologia do 12º ano e dos respectivos docentes. Esta palestra tinha como objectivos alertar a comunidade escolar para os riscos, as limitações e as dificuldades que os doentes com hemoglobinopatias atravessam diariamente.

O presidente desta associação, Miguel Pratas, também ele uma vítima das hemoglobinopatias, começou por explicar no que consistiam as duas doenças que maioritariamente compõem as hemoglobinopatias, a talassémia e a drepanocitose.

Como esta palestra se destinava à comunidade escolar, foi feita uma abordagem um pouco diferente destas doenças, sendo que foi dado uma espécie de alerta para todos os presentes, de forma a que estes ficassem a saber as provações que as crianças com estas doenças passam todos os dias, de forma também a poderem auxiliá-las da melhor maneira.

Penso que todos os presentes ficaram esclarecidos, tendo apreciado a visita desta associação à Escola Secundária Cacilhas - Tejo.

 

 

 

Para quem tiver alguma dúvida sobre este tema ou sobre a associação, fica aqui o endereço electrónico da APPDH : https://www.appdh.org.pt/

 

Gonçalo Ribeiro