Galliano choca devido a comentários anti-semitas

01-05-2011 11:18

 

                A mistura do álcool e a falta de noção sobre a realidade podem revelar-se caras para o estilista John Galliano, que chocou, não pelas sumptuosas criações apresentadas na semana da moda, em Paris mas sim pela publicação de um vídeo onde demonstra a sua admiração por Hitler e a sua repulsa por judeus. As imagens foram feitas por clientes do bar “La Perle”, em Dezembro passado e publicadas pelo jornal “The Sun”.

     Afirmações, dirigidas a clientes italianos e franceses, como “Eu amo Hitler” e ainda “Gente como vocês estaria morta agora. As suas mães, os seus antepassados, seriam executados numa câmara de gás.” conduziram ao despedimento do director artístico da casa Dior.

     Sidney Toledano, pertencente à direcção de Dior, afirmou que “condenamos as declarações feitas por John Galliano, que estão em total contradição com os valores centrais de longa data de Christian Dior”, lamentando, ainda, o facto de ver associado o nome da casa a tais declarações.

    A actriz Natalie Portman, de origem judia, cujos avós foram mortos em câmaras de gás nazis é agora o rosto do perfume Miss Dior Chèrie, afirmou, em comunicado oficial divulgado esta terça-feira que está “profundamente chocada e enojada com o vídeo dos comentários de John Galliano. À luz deste vídeo e, como alguém que tem orgulho em ser judia, eu não estou associada ao Sr. Galliano de qualquer forma. Espero, no mínimo, que estes comentários terríveis nos lembrem de lutar contra esses preconceitos ainda existentes, que são o oposto de tudo o que é belo.”.

     Também o estilista alemão e director artístico da casa Chanel, Karl Lagerfeld, declarou esta sexta-feira ao jornal americano “Women’s Wear Daily” que se sente “furioso de que isto possa ter acontecido”, destacando que “a questão, agora, não é saber o que ele disse verdadeiramente. A imagem e as palavras correram o mundo, uma imagem horrível da moda que leva a pensar que os estilistas, em seu conjunto, pactuem com isto.”.

     Galliano foi indiciado, esta quarta-feira, pelo Ministério Público francês, a responder judicialmente por ofensas raciais. “Anti-semitismo e racismo não têm lugar na nossa sociedade. Peço desculpas pelo meu comportamento se causei alguma ofensa.” declarou o criador britânico, que se arrisca a uma pena de seis meses de prisão e ao pagamento de uma multa de 22500€.

     Contudo, o espectáculo tem de continuar e a casa Dior viu-se obrigada a apresentar a colecção Outono/Inverno de 2011 sem a presença do seu criador, no Museu Rodin, em Paris, esta segunda-feira, num ambiente tenso e marcado pelas lágrimas da equipa e do público.

     Como a crítica de moda Hillary Alexander afirmou, Galliano é insubstituível e sem ele começará uma nova era de Christian Dior, que está consciente que não encontrará ninguém que crie colecções tão bonitas e românticas como as dele.

 

 

 Inês Madeira