A existência de Deus

06-05-2011 09:00

 

Deus, na sua essência, é um ser supremo infinitamente perfeito que existe por si mesmo, porque de ninguém recebeu a existência, ninguém o fez, e de quem todos os outros seres recebem a sua existência. É o único ser que existe desde toda a eternidade, sempre existiu e sempre existirá. Deus é Aquele que é.
Na minha opinião, Deus é uma espécie de enigma, pois não se pode provar a sua existência, mas também não se pode provar a sua inexistência. Assim, no que toca a pessoas religiosas e ateias, penso que não se pode dizer que a razão e a lógica estão apenas de um lado, pois ambos os lados apresentam argumentos válidos.
   Os religiosos, apresentam vários argumentos, como o argumento Ontológico, que diz que se algo existe no meu pensamento, logo existe também no mundo material. Outro exemplo poderá ser o Argumento da existência do Mundo que diz que o mundo exige uma causa de si, que se chama Deus. Não há efeito sem causa. Todo o ser que começa a existir tem uma causa. O universo tem um grau de complexidade superior a qualquer obra humana conhecida, logo não se pode admitir que tenha aparecido sem que um ser lhe tenha dado a existência. Assim como um edifício pressupõe um engenheiro ou um quadro o pintor. Esse ser chama-se Deus.
   Por outro lado os ateus também apresentam os seus argumentos, como por exemplo o argumento da incoerência ou das propriedades incompatíveis que questiona a possibilidade de um Deus ser ao mesmo tempo omnisciente e omnipotente. Um Deus omnisciente, que tem todo o conhecimento acerca dos acontecimentos futuros, é impotente para mudá-lo visto que este futuro (que já é conhecido de antemão) já está determinado, embora o cristianismo aponte que o ser humano possui livre arbítrio, então o futuro já não precisa ser alterado. Outro exemplo poderá ser o argumento da imaterialidade, que diz que qualquer coisa para existir necessitaria de ter existência no espaço e no tempo. Até ao momento Deus não foi medido através de qualquer equipamento científico desenvolvido pelo homem, da mesma forma que a consciência humana não foi devidamente localizada no corpo.
   É certo que toda a argumentação apresentada pelos religiosos e pelos ateus tem lógica e razão de ser, mas eu penso que tudo isto é relativo. Eu não acredito totalmente em Deus, mas também não sou ateu, tenho uma posição neutra. Não gosto de pensar que existe um ser superior a todos nós, mas também sei que existem coisas estranhas, coisas sobrenaturais, e como diz o velho ditado, “ não acredito em bruxas, mas que elas existem é verdade”.
   Se a existência de Deus fosse comprovada, penso que nada mudaria, as nossas vidas seguiriam normalmente, mas se essa mesma existência fosse negada, então toda a vida em sociedade que nós conhecemos iria sofrer alterações, pois não existe nenhuma sociedade que não tenha por base uma religião (na maior parte dos casos o Deus principal é o Deus abraâmico). Assim, no meu ponto de vista este é um assunto que não deve ser muito pensado nem reflectido, é melhor deixar as coisas como estão, pois se algum dia se descobrir a verdade, a vida tal como a conhecemos pode mudar radicalmente!
 

Gonçalo Ribeiro